ABB investe R$ 1 milhão para ampliar centro de treinamento em robótica

Estrutura atenderá demanda do setor automotivo, principal mercado para soluções de indústria 4.0 no Brasil.

De olho no avanço da indústria 4.0, a ABB, que oferece soluções de automação a vários segmentos, aplicará R$ 1 milhão na ampliação de seu Centro de Treinamento de Robótica no Brasil. Instalada na fábrica da companhia em Guarulhos, na Grande São Paulo, a estrutura foi criada para oferecer treinamento em tecnologias avançadas de automação e, com o investimento, vai triplicar sua capacidade doa atuais 500 alunos anuais para 1,5 mil estudantes a partir de 2019.

Industrial robotic arms

“A manufatura está ficando cada vez mais digital. No Brasil precisamos desenvolver uma base de talentos com habilidades tradicionais de automação robótica, bem como a capacidade de trabalhar com tecnologias digitais avançadas e inteligência artificial”, destacou Julio Roggero, head da divisão Robotics and Motion da companhia no Brasil, em comunicado.

O Centro de Treinamento atende a profissionais de diversas indústrias, incluindo a de papel e celulose, alimentos e bebidas e, principalmente, automotiva. Segundo a ABB, o empreendimento oferece cursos que combinam teoria e prática e vão desde os mais básicos, de introdução à robótica, até tecnologias digitais mais avançadas, como simulação virtual. Com o investimento serão oferecidos treinamentos em soluções de automação colaborativa em que humanos e robôs trabalham juntos. A fabricante aponta que este sistema eleva a flexibilidade das indústrias, facilitando a entrega da cada vez mais necessária customização em massa.

maxresdefault

O aporte, segundo a ABB, vai financiar a reforma e expansão das instalações do centro, com a criação de um novo espaço para colaboração e networking entre os alunos. Além disso, permitirá a instalação de novos robôs e equipamentos.

Indústria Automotiva

O setor automotivo é o maior mercado local da ABB. A empresa calcula que o segmento seja o que mais demanda robôs no País, com participação de 70% no segmento. Segundo a companhia, há grande potencial para a expansão da automação industrial no Brasil. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), apontam que menos de 5% dos negócios locais se enquadram no conceito de indústria 4.0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s