Twitch é líder, mas YouTube cresce em audiência de streaming ao vivo

Twitch mantém a liderança, mas a plataforma de streaming YouTube live, do Google, cresceu mais de 25% no segundo trimestre deste ano.

A plataforma Twitch continua dominando o mercado de streaming ao vivo, alcançando 2,5 bilhões de horas assistidas no terceiro trimestre de 2018, de acordo com um relatório divulgado nesta quinta-feira (25) pela empresa StreamElements e publicado no site Tech Crunch.

O YouTube, por sua vez, aparece como segundo colocado, e vem se aproximando da marca do líder no setor. Sua plataforma de transmissão ao vivo, o YouTube live, havia começado o ano com 15% das visualizações do mercado de streaming ao vivo, e em setembro de 2018 viu sua audiência crescer 25%.

grafico-streaming-26102018211908959
Gráfico mostra volume de horas assistidas nas plataformas de streaming Twitch, Youtube e Mixer

É claro que a plataforma concorrente, o Twitch, ainda se mantém na liderança do mercado, com uma média de 750 milhões de espectadores mensais, que assistiram mais de 813 milhões de horas em setembro deste ano. A plataforma de streaming do Google, por sua vez, teve 226 milhões de horas assistidas e a plataforma Mixer, da Microsoft, teve apenas 13 milhões horas.

Apesar de continuar na liderança, o Twitch não conseguiu manter seu crescimento entre os canais mais visualizados. Entre os 100 principais canais, a audiência caiu. Em janeiro era de 262 milhões de horas e caiu para 254 milhões de horas em setembro.

Entretanto, segundo o relatório da StreamElements, tem mostrado um crescimento fora dos conteúdos de e-sports, que representa entre 9% e 17% da audiência geral do Twitch. Vlogs e transmissões diversas de criadores, por exemplo, já acumularam mais de 41 milhões de horas assistidas no terceiro trimestre deste ano. O crescimento destas transmissões fez a plataforma reorganizar o seu conteúdo em subcategorias como como música, comida e bebida e beleza, além de uma série de outras mudanças.

grafico-streaming-26102018212433102
E-sports tem entre 9% e 17% da audiência geral do Twitch; outros temas tem ganhado mais espaço

O estudo da StreamElements não foi o único a identificar o fluxo de crescimento do Twitch e o avanço do YouTube em transmissões de ao vivo. O Relatório da empresa StreamLabs também apontou que os fluxos de jogos ao vivo do YouTube estavam aumentando em volume e audiência, assim como a audiência —apesar da metodologia ser diferente entre os dois.

Ainda segundo o site Tech Crunch, chama a atenção o avanço do YouTube no streaming ao vivo de jogos, já que segundo o site, a plataforma acabou com seu aplicativo que era voltado para o setor, o YouTube Gaming, o que deve indicar um crescimento ainda mais acentuado nos próximos relatórios de audiência do setor de streaming.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s