Como a tecnologia está moldando o futuro da economia

A tecnologia está mudando tudo, inclusive a economia que rege o mundo, o comércio entre países e a nossa vida.

O mundo está mudando mais rápido do que nunca e você sabe disso, certo? Com bilhões de pessoas hiperconectadas entre si em uma rede global de informação sem precedentes, é cada vez mais comum uma disseminação quase instantânea de novas ideias e inovações.

Combine essa conexão com a demografia em rápida mudança, a mudança de valores e atitudes, a crescente incerteza política e os avanços exponenciais da tecnologia, e está claro que a próxima década está se configurando como uma transformação histórica.

Mas onde todas essas tendências se cruzam e como podemos entender um mundo mergulhado em complexidade e nuances? Além disso, como podemos orientar nossa vida e comportamento para que aproveitemos ao máximo as oportunidades apresentadas por este cenário de mudanças iminentes?

A Invasão da Tecnologia

Durante a maior parte da história dos negócios, as principais empresas do mundo foram focadas no setor industrial.

Pioneiros como Henry Ford e Thomas Edison inovaram no mundo da realidade usando matérias-primas compostas de átomos – tudo o que fizeram foi criar novas maneiras de reorganizar esses átomos para criar coisas como a linha de montagem e a lâmpada incandescente. Então, as empresas investiram enormes quantias de capital para construir fábricas físicas, pagar milhares de trabalhadores e multiplicar essas coisas.

A maioria das grandes empresas blue chip (empresas confiáveis para se investir) foi construída dessa forma: IBM, U.S. Steel, General Electric, Walmart e Ford são apenas alguns exemplos.

Mas a realidade empresarial de hoje é muito diferente. Vivemos em um mundo de bytes – e, pela primeira vez, a tecnologia e o comércio colidiram de uma forma que torna os dados muito mais valiosos do que os objetos físicos e tangíveis.

1
Em 5 anos as empresas mais valiosas do mundo passaram a ser aquelas que trabalham com dados e ativos não tangíveis

Como ver ser visto na imagem acima, empresas como Apple, Amazon e Microsoft já superaram tradicionais empresas blue chip que constroem e vendem coisas físicas.

A invasão tecnológica está alavancando conectividade, efeitos de rede, inteligência artificial e escala sem precedentes para criar plataformas globais que são quase impossíveis de competir. A invasão tecnológica já tomou conta do varejo e da publicidade – e agora as forças invasoras estão de olho na saúde, finanças, manufatura e educação.

Será que um dia os átomos de verdade serão mais valiosos do que bytes novamente?

Fatos interessantes:

  • 60 centavos de cada dólar investido em publicidade online vai para o Google e Facebook;
  • Estima-se que até 2030 a Inteligência Artificial irá gerar um impacto econômico de 15.7 trilhões de dólares;
  • A Amazon vale hoje mais do que todas as lojas físicas dos Estados Unidos juntas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s