Pele robótica pode transformar qualquer objeto em um robô

Desenvolvida por faculdade em parceria com a NASA, a tecnologia pode ser aplicada para melhorar a postura das pessoas.

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, criaram uma pele robótica feita de folhas de elástico e pares de sensores e atuadores (elemento mecânico de movimento), que é capaz de transformar objetos flexíveis em “robôs”.
As descobertas da pesquisa foram publicadas na revista Science Robotics, e em um vídeo postado no YouTube – que mostra um cavalo de pelúcia “andando sozinho” e “tubos dançantes”.
Isso foi possível graças a um controle utilizado pelos cientistas e que comanda os movimentos da pele. Para que ela funciona, basta realizar a aplicação em qualquer artefato que tenha flexibilidade.
Os especialistas esperam aplicar a tecnologia em um traje usável, como uma camisa, que poderá ajudar o usuário a melhorar sua postura.
Desenvolvida em parceria com a NASA, a pele robótica também pode ser útil no espaço, embora os pesquisadores não tenham declarado de qual maneira. “Uma das principais coisas que considerei foi a importância da multifuncionalidade, especialmente para a exploração do espaço profundo, onde o ambiente é imprevisível”, disse Rebecca Kramer-Bottiglio, uma das pesquisadoras. “A questão é, como você se prepara para as incógnitas desconhecidas?”, pontuou.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s