Mochila robótica adiciona dois braços funcionais ao corpo do usuário

Engenheiros das universidades japonesas de Keio e Tokyo desenvolveram uma tecnologia interessante para quem acha que precisa de quatro braços para conseguir fazer tudo que precisa no dia a dia. Trata-se de uma mochila robótica, que pode adicionar mais dois braços ao usuário que podem ser controlados remotamente por outra pessoa utilizando alguns controles e um visor de realidade virtual.

Segundo explicou ao site The Verge Yamen Sarajii, designer responsável pelo projeto, a ideia do robô, chamado de Fusion, é incentivar uma “experiência de compartilhamento de corpo”, para incentivar colaboração ou ensino à distância.

Os braços robóticos têm diferentes modos de operação. Eles podem se movimentar de forma livre, ou então as mãos podem ser substituídas por pulseiras, para que o braço mecânico controle o braço humano, o que pode ser útil na hora de passar instruções remotamente, ou ensinar alguma atividade.

A ideia do Fusion é dar mais vida à tecnologia de telepresença, removendo os limites da comunicação quando a única coisa que se tem é um iPad mostrando o rosto de outra pessoa. No entanto, a tecnologia ainda tem alguns probleminhas, naturais de quaisquer produtos em fase de protótipo. Entre elas estão o atraso entre a movimentação do usuário remoto e ação do braço mecânico e a visão por meio de uma câmera com uma perspectiva lateral, que leva um tempo para se acostumar.

Como todas as tecnologias em fase de protótipo, também é necessário ver como o desenvolvimento evolui para descobrir mais aplicações úteis. Ainda não há previsão de preço ou data de lançamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s