Microsoft leva inteligência artificial para a Bienal do Livro em SP

Começa nesta sexta-feira, 3, a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Neste ano, a Microsoft é não só uma das patrocinadoras, como também levou ao evento um totem com inteligência artificial capaz de interagir com o público.

Trata-se do ALi (Assistente Literário Inteligente), software que roda dentro de um painel construído pela Apek e que responde dúvidas de visitantes sobre o livro “Vamos Pensar + Um Pouco?”, de Mario Sérgio Cortella e Mauricio de Sousa.

Por algum motivo, porém, o assistente digital só fala sobre este livro especificamente, mas serve como prova de conceito para outras possíveis aplicações dessa tecnologia no mercado editorial e também no setor do ensino, como explica a Microsoft em seu blog oficial.

zet-1757-128-1533

Além disso, a Microsoft levou à Bienal outras atrações com foco em tecnologia. Uma delas é uma sala de escape em que dez participantes têm dez minutos para solucionar o “desaparecimento” da professora Ada, uma especialista em IA.

Na fila, os participantes já vão interagir com um sistema de reconhecimento facial que identifica sua idade, gênero e emoção. Dentro do espaço, a solução do mistério é acompanhada por um ChatBot, um sistema de reconhecimento de imagem Computer Vision e uma ferramenta de tradução Speech to Text.

Por fim, a Microsoft levou à Bienal também um conceito de sala de aula do futuro, uma instalação que “irá preparar os alunos para empregos que ainda não foram criados” e para “tecnologias que não foram imaginadas”. A sala foi desenvolvida com base numa pesquisa chamada “Preparando a classe de 2030“.

A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo começa nesta sexta, 3, e vai até o dia 12 de agosto, no Pavilhão de Exposição do Anhembi, zona norte da capital paulista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s